A comemoração dos mais de 100 anos da Empresa de Navegação Madeirense dá-nos um enorme orgulho.

 

Um orgulho legítimo, sentido duplamente: o orgulho de sermos a MADEIRENSE e o orgulho de servirmos bem a MADEIRA. Este orgulho traduz-se numa enorme responsabilidade de continuar a obra feita sempre procurando fazer melhor.

 

Desde que, em 1907, a MADEIRENSE se fez ao mar pela primeira vez, a nossa vocação e empenho tem sido servir a Madeira e o País. Hoje, somos uma referência ao nível da Marinha de Comércio nacional: o armador mais antigo, fruto do empenho e dedicação de todos aqueles –e  foram muitos – que ao longo destes anos tornaram possível manter em atividade esta empresa a quem presto o mais justo agradecimento e o nosso tributo no reconhecimento do mérito da sua atuação.

 

Se os transportes marítimos são considerados uma actividade estratégica a nível mundial, esse pressuposto é ainda mais importante quando vocacionado para servira MADEIRA, uma Região Autónoma insular de pequena dimensão e periférica com enorme dependência da existência de ligações marítimas eficientes e regulares. Servir a Madeira tem sido a nossa razão de ser principal desde há mais de 100 anos. Um século durante o qual vivemos situações críticas com o abastecimento desta Região, em que durante alguns períodos fomos praticamente os únicos a garantir a ligação ao exterior.

 

Não podemos esquecer, da nossa memória colectiva, os momentos mais marcantes, nas duas grandes guerras mundiais, no pós-25 de Abril de 1974 e 11 de Março de 1975 no qual, com as greves e a situação de pré-falência da marinha mercante portuguesa, foram muitas as dificuldades que enfrentámos para evitar a rutura nas ligações marítimas que garantiam as nossas exportações e o nosso abastecimento. Hoje, somos uma região autónoma com bons níveis de desenvolvimento, com oportunidades e com tecido económico dinâmico, ativo e, substancialmente diferente do que existiu no passado. A MADEIRENSE insere-se neste quadro de progresso.

 

Pertencendo ao Grupo Sousa, um dos pilares mais importantes da nossa capacidade como operador global de logística, indo de encontro aos desafios dos nossos Clientes, aumentando a nossa produtividade e eficiência.

Dr. Luís Miguel Sousa

Luís Miguel Sousa

Presidente do Conselho de Administração do Grupo Sousa




  www.gruposousa.pt