História

Cem anos não são cem dias e a EMPRESA DE NAVEGAÇÃO MADEIRENSE orgulha-se de ter completado, em 2010, um século de existência.

 

2000-2010’s

 

Este aumento do mercado fez com que o “Funchalense”(III) se tornasse pequeno para o tráfego Leixões / Madeira, pelo que já desde 2005 se procurava no mercado um navio que servisse a linha para as necessidades da altura, bem como numa perspectiva de evolução futura. No mercado não havia navios disponíveis, quer para comprar quer para afretar, pelo que só em Janeiro de 2006 se conseguiu garantir a compra de um navio, “CMA CGM Caracas”, mas que só estaria liberto para operar em Dezembro de 2006, tomando nesta altura o nome de “Madeirense 3”.

 

MADEIRENSE 3

 

O crescimento da linha de Leixões obrigou à substituição em 2006 do FUNCHALENSE por um porta contentores com maior capacidade, baptizado MADEIRENSE 3.
in Empresa de Navegação Madeirense 1907-2007, Luís Miguel Correia, pág 118, imagem 137 a 138.

 

MADEIRENSE 3

 

Com a entrada ao serviço do “Madeirense 3” deu-se fim a um período que provocou alguns embaraços na operação da ENM no porto de Leixões. Semanalmente o “Funchalense” já não conseguia corresponder a toda a solicitação de cargas para embarque, o que originava o desvio de contentores para embarcarem pelo porto de Lisboa. Este facto tinha reflexos negativos não só para a ENM, mas também para os seus clientes.

 

Felizmente, hoje, a Empresa de Navegação Madeirense opera o “Funchalense 5”, navio moderno com a escala inicial a 17 de Agosto de 2010. Com os seus perto de 460 TEUS efectivos e mais de 6.500 tons de capacidade de carga, garante o transporte de toda a carga previsível para o futuro próximo. Também a velocidade do “Funchalense 5”, que pode atingir os 18,5 nós, garante o cumprimento rigoroso dos itinerários estabelecidos, o que já vinha a acontecer com o “Madeirense 3”, mas com uma margem de segurança muito maior.

 

MADEIRENSE 3

 

Estas duas variáveis (capacidade e velocidade) conjugam-se no sentido de prestar um sentido de elevada qualidade à Região Autónoma da Madeira, percebida pelos nossos clientes, que em boa verdade serão os principais beneficiários deste importante investimento. O que é a evolução de uma empresa (... e do mundo): Em 83 anos (desde o nosso primeiro navio a motor) passámos do “Funchalense”(I) que transportava cerca de 300 toneladas de carga e fazia a viagem Lisboa / Madeira em cerca de 4 dias, para o “Funchalense 5” que pode transportar mais de cinco mil toneladas de carga e pode efectuar a mesma viagem em cerca de 28 horas.




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