História

Cem anos não são cem dias e a EMPRESA DE NAVEGAÇÃO MADEIRENSE orgulha-se de ter completado, em 2010, um século de existência.

1900-1920’s

 

Corria o ano de 1907 – o louco inicio do século XX – em plena monarquia, ainda faltava quase uma década para a Primeira Grande Guerra, e um madeirense com espírito arrojado pensou que a Madeira precisava de um transporte regular (na época seria mais ou menos regular…) entre a Ilha e a capital do Reino.
Esse homem chamava-se João Martins da Silva e a 18 de Maio daquele ano registava na Capitania do Porto do Funchal com o nome de “Senhora da Conceição” a escuna “Esperança” que entretanto havia adquirido.

 

Senhora Da Conceicão

 

Pintura do veleiro SENHORA DA CONCEIÇÃO (1907-1917), primeiro navio a integrar a frota da Empresa de Navegação Madeirense in Empresa de Navegação Madeirense 1907-2007, Luís Miguel Correia, pág 9 , imagem 09.

 

Pode-se considerar este como o primeiro navio da ENM, apesar de não ter sido registado em seu nome.

 

O primeiro navio registado em nome da E. N. Madeirense só o foi em 1927 e foi baptizado de “Funchalense”(I) Era o antigo “Everhard” e foi o primeiro navio a motor a fazer a carreira Funchal – Lisboa.

 

Funchalense 1907

 

FUNCHALENSE fotografado a navegar ao largo da costa Sul da Madeira
in Empresa de Navegação Madeirense 1907-2007, Luís Miguel Correia, pág 29, imagem 35.

 

Desde o “Senhora da Conceição” até ao “Funchalense”(I) passaram pela frota da ENM a escuna “Senhora do Monte”, ex - “CE Lyon” ( 1912 ), e o palhabote “Ilha da Madeira”, ex – “Palma” ( 1926 ). Aparece pouco depois o “Madeirense”(I), ex – “Cimbria” e ex – “Grinpen” registado pela Empresa de Transportes do Funchal, empresa “irmã” da ENM.  Curiosamente iniciava-se aqui uma tradição que continuou ao longo da existência autónoma das ENM e ETF: Navios com o nome “Madeirense” eram registados em nome da ETF e os baptizados como “Funchalense” eram registados pela ENM.

 

Porto do Funchal

 

Porto do Funchal no início dos anos quarenta, vendo-se atracado o MADEIRENSE, e na sua proa o GORGULHO da Parceria Geral de Pescarias
in Empresa de Navegação Madeirense 1907-2007, Luís Miguel Correia, pág 34 , imagem 41.

 

1900-1920´s




  www.gruposousa.pt